terça-feira, 19 de junho de 2012

Osteoporose

Você é candidata?
Não vai dizer que evita tomar leite por causa da quantidade calórica. Ou faz cara feia para queijo branco e as centenas de opções de iogurte. Desprezar a família dos laticínios pode ser pecado mortal porque ela é a campeã de cálcio. Sem esse está atrapalhando a saúde dos seus ossos(recomenda-se cerca de quatro copos de leite por dia) e, assim, a probabilidade de desenvolver osteoporose é maior.

Que doença é essa?
É rotina para o nosso corpo produzir novas células ósseas para repor as que se desgastaram, especialmente na fase de crescimento. Perto dos 30 anos, essa produção começa a decair enquanto o desgaste dos ossos aumenta. O esqueleto fica mais frágil e, conforme o grau de fragilidade, acaba vítima da osteoporose, a doença dos ossos fraquinhos e fáceis de quebrar.

Melhor prevenir
Falta de leite para manter o ponteiro da balança no lugar não é desculpa! A versão desnatada contém mais cálcio do que a integral, pois a retirada da gordura aumenta a concentração do mineral. Comida com muito sal ou proteína em excesso aumenta a perda do cálcio pela urina - evite. Vida ativa é outro caminho. Mas, nesse caso, os exercícios têm de ser feitos no solo(contra a gravidade e não dentro da água), porque para fortalecer os ossos você precisa do impacto que estimula a formação de massa óssea. Banhos de sol(10minutos por dia nos horários recomendados pelos médicos) Também entram na receita para ajudar o organismo a produzir vitamina D, amiga do osso forte.

Artigo da revista BOA FORMA - Julho de 2004.

Um forte abraço.

9 comentários:

  1. Tudo é melhor prevenir.
    Infelizmente nos mulheres estamos mais vulneráveis a esta doença.
    Você anda sumido!!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Janice. Tenho trabalhado muito e chegado tarde.
      Cansado . . . durmo muito cedo.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Adoro o seu post,maravilhoso,estou sempre por aqui conferindo todas as novidades.
    Super beijos da Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho glogueado muito pouco.
      Tenho chegado tarde e cansado. Ontem do trabalho tentei entrar em teu blog só que ele deixa o pc muito pesado, acho que são as figuras de movimentos. . . não tenho certeza. Que falou foi o rapaz que programa na firma.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Passando para deixar um abraço
    Carinhoso!
    Tenha uma noite abençoada e beijinhos carinhosos para ti.
    Bjooooooooooooooe com Deus!
    Cigana Raicha

    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom uma visita!
      Tudo de bom para você também.
      Um forte abraço.

      Excluir
  4. Fábio, leite é uma coisa que não desce em mim, já até tentei, mas não me faz bem. Meu intestino fica estranho, me dá um gosto ruim na boca. Mas gosto de queijo e, principalmente, iogurte. Ambos há muito tempo que não provo.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe pessoas que tem alergia ao leite puro.
      Tente leite de soja, Tem uns suco que já vem com o leite de soja e o gosto não é tão ruim. Mas uma coisa te digo, o leite é bem melhor.
      Um pouco no café fica ótimo.
      Um forte abraço.

      Excluir
  5. Olá meu lindinho passando para agradecer a visitinha.
    É por isso que eu não deixo de comer meu queijinho e tomar leitinho.

    Super beijos da Cigana Raicha
    http://ciganaluminosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir