quarta-feira, 13 de junho de 2012

Colesterol

Você é Candidata?
Mesmo que não tenha ninguém com taxas altas na família, você pode ser a primeira da fila. Se for adepta do fast food, o risco de entrar na turma é maior ainda. Uma dieta inadequada pode levar seu indice de colesterol para as alturas.
Ele vira inimigo quando você abusa da batata frita, da picanha no churrasco, da massa com molho branco, do torresminho. . . É esse tipo de comida que contém a versão maléfica da gordura, a saturada, aquela que gruda nas paredes das veias. Nem é preciso falar que obesidade e sendentarismo só contribuem para piorar o quadro.

Que doença é essa?
O colesterol não é só vilão. Essa gordura realiza tarefas do bem no organismo. Participa, por exemplo, da renovação das células e da produção de hormônio sexuais. O problema é quando a quantidade ingerida está exagerada - o excesso forma placas de gorduras que se depositam nas artérias e com o tempo, podem entupi-las. O coração e a circulação pagam a conta - lá vem a pressão alta e o enfarto.

Melhor prevenir
O corpo só avisa que as veias estão entupidas depois que a gordura já grudou firme. Para não chegar a esse perigoso momento, é simples: você tem de comer direito. E investir alto nos alimentos fibrosos. Sabe por quê?  As fibras conseguem se ligar à gordura, carregando esse lixo para fora do corpo antes que entre na corrente sanguínea. Cereais integrais, grãos, verduras, legumes e frutas são aliados fortes. Outro remédio? A caminhada, poderosa também para queimar excesso do colesterol.

Artigo da revista BOA FORMA - Julho de 2004.

Um forte abraço.

8 comentários:

  1. Enquanto minha saudosa mãe, tinha o costume de medir a pressão diariamente, eu, há anos que não faço isso e nem faço qualquer exame. Longe de mim, ser arrogante e nem quero me gabar, pois o dia de amanhã é incerto, mas não esquento a cabeça com isso. Como feijão tropeiro, com torresmo, umas três vezes por semana. Gosto de frituras... No entanto, ando de 30 a 40 quilômetros semanalmente, e não dispenso legumes. Bebo diariamente, não o dia inteiro, mas todos os dias, porém, não me excedo. É uma forma que tenho de preencher o vazio da existência(rs). Mas, confesso que tenho medo de ser vítima de um AVC, principalmente, se eu sobreviver a ele, com sequelas.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz medo ficar sobre uma cama na dependência das outras pessoas que com o tempo vão te odiar.
      Te desejo um futuro de paz e velhice tranquila.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Você tem colocado assuntos muito importante.
    Meu colesterol é normal, deixei de beber muito, não como gorduras e procuro ter uma alimentação base peixe. Meu problema tá nas caminhadas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou bebendo como nosso amigo Verden um pouco todos os dias, tenho medo de perder o costume.rsrsrsrsrs Brincadeira!!! Não bebo. Já bebi muito. Antes eu não sabia a hora de parar, depois descobri que dinheiro que vai para bebida não tem retorno.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Parabéns pelos assuntos que você tem colocado aqui, todos sabem mas é sempre bom ter mais um alerta, antes que seja tarde demais...
    Parabéns mais uma vez... Fátima.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do blog, informativo, um desmitificador de curiosidades, encontrei o teu blog, no blog de Roderick Verden, e vim conhecer-te, eu também ando ciganando como tu, mas fiz a viagem aposta a que fizestes... Sou do Ceará, e estou estudando na Paraíba, onde estou é parado demais, sinto falta de movimento...

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Você tá em que cidade?
    Eu na Paraíba estudei. UFCG
    Gostei muito de lá. C. Grande é uma cidade de porte médio.
    Este mês de São João é só festa.
    Obrigado pela visita.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir