quinta-feira, 7 de junho de 2012

Diabetes

Você é a candidata?
Antes da epidemia de obesidade da última década, a diabetes atacava geralmente só depois dos 40 anos. Agora, já não tem faixa de idade tendenciosas.Em cerca de 90% dos casos, os doentes são obeso, constata ANA CLÁUDIA LATRONICO, membro da Sociedade Brasileira de endocrinologia e Metabologia. Por isso, quem já passou da fase gordinha para o grupo das obesas, pode rever os conceitos.

Que doença é essa?
Na diabetes do tipo 2, essa que está crescendo nas garotas jovens, o corpo fabrica a insulina, mas ela não cumpre sua função. Isso é muito sério uma vez que esse hormônio te uma tarefa de abrir a porta das células para a glicose, responsável por dar energia a cada pedacinho do nosso organismo. Sem insulina, todos os órgãos e as funções do corpo acabam comprometidos

Melhor prevenir
Vontade frequente de fazer xixi, muita sede e apetite feroz são alguns dos sintomas. Mas um exame simples pode dizer se a taxa de açúcar no sangue passou do ponto. Se você não resiste aos doces e acaba exagerando na dose, pode ter maiores risco de desenvolver diabetes. A prevenção está no prato cheio de verduras, frutas e legumes e pobre em gordura e carboidrato. Exercício também ajuda a queimar a glicose excedente no sangue.

Artigo da revista BOA FORMA - Julho de 2004.

Um forte abraço.

6 comentários:

  1. Olá,a diabetes é realmente uma doença preocupante e eu tenho tendência para te-la porque minha mãe tambem tinha e que lhe trouxe muitos outros problemas de saúde.
    Bjs
    Alice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que quase todo mundo tem uma tendência para diabetes.
      Eu gosto muito de doces e massas. Mais quando me lembro procuro evitar.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Minha família tem um histórico de diabetes. Meu avô materno morreu com a doença. Minha mãe teve diabetes e até hipoglicemia, mas não com alto teor, conseguiu controlá-las, no decorrer da vida. Eu, como 20 anos, tive hipoglicemia. Fiz um regime de seis meses, e nunca mais voltei a ter a doença. Bem, hoje, com 56 anos, se não me falha a memória, há aproximadamente uns dez anos que não faço exame de glicose. rs

    Gosto de doces, mas não me excedo. Bebo diariamente, mas sem excesso, e caminho muito.

    Meu único irmão, durante muitos anos de vida, foi gordo. Depois que se casou, começou a emagrecer muito; minha mãe ficou preocupada, insistindo para que fizesse um exame de sangue, ele não o fazia, e ainda ironizava, dizendo que podia ser AIDS. Um dia passou mal, resultado, diabetes, e ele até hoje toma insulina.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diabetes realmente é um problema.
      Hipoglicemia é menos comum, mais também é perigoso.
      Roderick, se cuida, não queremos ficar sem você.
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. Este blog é um poço de informações amei a matéria sobre diabetes temos que ter consciência do que estamos fazendo com o nosso corpo aqui em casa cortamos os refrigerantes e estou usando oléo de milho ou de girassol, afinal prevenir é melhor do que remediar.Quanto a cola que usei para colar o pote de maionese (também cortei maionese do meu cardápio) usei cola branca do rótulo azul.Te desejo um ótimo final de semana e manda um beijo pra sua mãe.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo.
    Nadando numa na beira, bem na beirinha da praia encontrei o blog Curiosidade e de cara vi que estava em outro blog.
    Caso não conheça deixo aqui o endereço.

    Luis Lopes
    http://curiosidades2030.blogspot.com.br/

    Curiosamente

    Um grande abraço

    ResponderExcluir