sábado, 11 de agosto de 2012

Feira Básica da Saúde

Alimentos com propriedades imunológicas.
Melhora a imunidade celular contra corpos estranho, microorganismo  e células doentes, EX: hortaliças, frutas, chá, trigo e peixes.

Alimento com atividade antioxidante: 
protegem o corpo contra os radicais livres e ajudam a combater doenças como câncer, cardiopatias, catarata e diabetes. Fontes: brócolis, cenoura e abóbora.

Alimentos ricos nos ácidos graxos poliinsaturados ômegas 3 e ômega 6:
Podem prevenir doenças do coração e hipertensão.
Estão nos óleos vegetais, nos peixes de água salgada e fria e na semente de linhaça. 

Contra TPM, vá de alface:
Basta qualquer contrariedade, e logo vem o mal humor. Este comportamento ocorre entre os 10 ou os 15 dias antes da menstruação. 
Além de alface, aumente a ingestão de:
* Hortaliças e frutas (alcachofra, melancia, tomate, morango, e abacaxi), que são diuréticos e ajudam a diminuir o inchaço.
* Carboidratos (barra de cereais, granola, banana) para aumentar a produção de serotonina, a substância que dá bem-estar.

Enxaqueca? O gengibre contra-ataca:
Os dias em que você  está atolada de trabalho, sob forte stress, acabam rendendo uma bela dor de cabeça porque as tensões provocam o estreitamento dos vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. Quando muito intensa, pode provocar náuseas e aversão ao barulho e à claridade. É a famosa enxaqueca. As vítimas preferenciais em geral , são propensas ao problema. Mas outros fatores podem desencadear a crise - pílula anticoncepcional, tensão pré menstrual e até mudanças bruscas de temperatura. O gengibre bloqueia a ação da prostaglandina, um hormônio responsável por sensações dolorosas. assim que a dor começar a incomodar , bata no liquidificador 1/2 colher(sopa) de gengibre em pó, 1 potinho de iogurte desnatado,  1 colher(sopa) de aveia em flocos, 1 banana , 1 colher(chá) de mel e 1/2 copo de água.

Além de gengibre, aumente a ingestão de:
pão e arroz integrais e batata em pequenas quantidades, várias vezes ao dia. Eles aumentam os níveis de triptofano, um aminoácido que funciona como matéria-prima para a fabricação de serotonina, neurotransmissor do bem-estar.

Comer cenoura - acredite - também ajuda a combater viroses  a afastar alergias respiratórias.
Cenoura alivia a dor muscular:
Às vezes, você se empolga com a malhação, exagera no treino e acaba com uma dorzinha muscular desagradável no dia seguinte. É claro que o ideal é não fazer esforço além do recomendado pelo professor de ginástica. Mesmo assim, ninguém está livre do incômodo. Busque alívio na cenoura, que pode estar na salada ou nos lanches antes das refeições.
Além de cenoura, aumente a ingestão de:
abóbora, que contém os compostos bioativos kaempferol, licopeno, quercitina e betacaroteno, com efeito analgégico.

Banana afasta a depressão:
Acordar se sentindo péssima e viver com a sensação de ter chegado ao fundo do poço. Já aconteceu com Você? Quando esses sentimentos se prolongam por dias, o melhor é procurar ajuda médica. Mas, comendo direito, dá para amenizar a tristeza que parece não ter fim. Uma dieta rica em vitaminas B1, B6 e C, ácido fólico, niacina, cobre, magnésio, ferro e ômega 3, garante a nutricionista Joselaine Sturmer, traz alívio. É que esses nutrientes estimulam a fabricação da serotonina (caso da banana), da dopamina e da noradrenalina, neurotransmissores que regulam o humor.
Além da banana, aumente a ingestão de:
* semente de abóbora, rica em magnésio.
* soja, boa fonte de cobre.
* feijão preto, lotado de ferro.
* folhas verdes, com muito ácido fólico.
* farelo de trigo, cheio de vitamina B6.
* abacaxi, rico em vitamina do complexo B, A, e C.
* linhaça arenque, atum, salsão e sardinha, ótimas fontes de 
    ômega 3.

Frutas secas põem o cansaço pra correr.
Ah, essa falta de pique. . . Há dias em que o desânimo é tão forte que você tem que fazer um esforço enorme para sair da cama, acaba desistindo da academia e não tem coragem nem para ir à balada. Seu problema pode ser deficiência de vitaminas e sais minerais, especialmente o potássio. As frutas secas concentram maior quantidade de frutose (açúcar natural) e de nutrientes do que as frutas frescas. Além disso, são ricas em potássio, ferro e triptofano, aquele aminoácido que estimula a produção da sorotonina amiga, que faz você se sentir mais feliz e animada.

Além das frutas secas, aumente a ingestão de:
Maça -  Rica em vitamina A, B1 e B2, além de fósforo e potássio, combate o stress.
Uva - O complexo B dá energia.

Pão integral, um ótimo laxante:
Usar remédios para fazer o intestino funcionar e a maior roubada. Além do risco de viciar o organismo, eles podem provocar a eliminação das vitaminas A, D, E e K . Você precisa de fibras. Não digeridas, elas passam pelo sistema digestivo e são eliminadas pelas fezes. O consumo diário do pão integral, por exemplo, ajuda seu intestino a funcionar como um relógio.
Além dos pães integrais, aumente a iongestão de:
* Massas - e cereais integrais.
* Vegetais - ( batata doce, vagem beringela, mandioca, brócolis).
* Frutas - (coco fresco, ameixa preta, damasco seco, uva passa, laranja com bagaço).

Brócolis - previne câncer de mama.
A boa fam dessa hortaliça justifica-se plenamente. Cientistas de importantes centros de pesquisa em vários países são unânimes em afirmar que ela tem propriedades anticancerígenas. Além da mama, os brócolis podem combater a doença do esôfago, no pulmão, na faringe, no útero, no pâncreas e no cólon. A nutricionesta Joseaile Sturmer assina embaixo: "Esse alimento é rico em indóis, um fitoquímico que ajuda na prevenção de tumores".
Além de brócolis, aumente a ingestão de: 
* Repolho e couve flor, outras boas fontes de indóis e isotiacianatos, substâncias, com ação descongestionante e antinflamatória. Como se fossem antibióticos naturais, combatem viroses e fungos, reduzem o colesterol e diminuem a pressão arterial, além de proteger o fígado.

Má digestão tem vez com abacaxi.
Aquela desagradável sensação de queimação no estômago, às vezes acompanhada da azia, pode estar com os dias contados. Só depende de você. O primeiro passo é mudar os maus hábitos alimentares. Isso significa comer menos e mais devagar, mastigar bem, não deitar de estômago cheio nem ficar muitas horas em jejum. O abacaxi é rico em bromalina, uma enzima digestiva.
Além do abacaxi, aumente a ingestão de:
Mamão - que contém papaína, outra enzima digestiva. Inclua nas refeições principais.
Chá de espinheira santa - pois tem ação antiácida e inibe a produção do suco gástrico.

Chá de funcho é tiro certo contra a cólica menstrual:
O problema se deve à alteração na produção de hormônios, que acaba provocando fermentação, acompanhada de dores abdominais. O funcho é um com aliado no combate aos gases que causam esse tipo de desconforto.
Além do funcho, aumente a ingestão de:
Chá de macela, que também pode controlar os espasmos durante a menstruação.

Artigo da revista BOA FORMA - Julho de 2003.

                       Um forte abraço.



















8 comentários:

  1. oi amiga voce tem que tentar e so copiar o vidio e ficar tentando quero ver um pono de prato seu com capitone certo? beijosssssssssssss

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    1. Neta, o que quer dizer "capitone"?
      Um forte abraço.

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  2. Foi bom lembrar de tudo isto.
    Obrigado.
    Beijos!!!

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    1. É bom mesmo.
      Estou tão esquecida que o computador me faz lembrar as coisas também.
      Um forte abraço.

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  3. Muito legal o post. Cenoura vermelha é o legume que mais como.

    Abraços.

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    1. Temos que valorizar nossa saúde.
      Um forte abraço.

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  4. Adorei o teu blog, tem assuntos variados e eu gosto disso !!!
    Obrigada pela visita, estou te seguindo... Abração Jane

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    1. Obrigado.
      Volte quando quiser.
      Um forte abraço.

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