domingo, 23 de dezembro de 2012

Dieta Vitaminada





FRUTAS SECAS
 A versão desitratada do figo, damasco, maça, abacaxi, banana, uva ou tâmara é excelente opção para diminuir a vontade por doces. "Além do sabor mais adocicado, têm a vantagem de ter os mesmos nutrientes - vitaminas, minerais e fibras - das frutas frescas", diz Tamara. Você pode mistura-las com iogurte (1 colher de sopa de passas, por exemplo) ou comê-las puras. Veja a porção ideal para um lanche :
 4 fatias de maça ou 4 tâmara ou 6 damasco e mais dois figos
Você também pode fazer trocas:
2 fatias de maça, mais duas de damasco.
Não pode  é exagerar.


OVO CAIPIRA
Já reparou como a gema de ovo caipira é bem amarelinha? Isso acontece porque a galinha criada solta, com pouca ração, põe um ovo mais rico em carotenóides, que têm poder anti-radicais livres. Outra vantagem: o ovo é pouco calórico (tem cerca de 80 calorias) e contém muita proteína. "Ao contrário do que se acredita, ele não faz mal para o coração, pois tem colina, que impede que o colesterol prejudique o organismo", explica Tamara. Segundo a médica, você pode comer até quatro ovos por semana (sem fritar, para não encharca-lo de gordura).Acolina tem outro benefício: é um pecursosr da acetilcolina, neurotransmisor cerebral que melhora a memória e a aguça inteligência.

FRUTAS OLEAGINOSAS
Noz, castanha, avelã,amêndoa, semente de abóbora e de girassol sõao perfeitas para o lanche da tarde. Contêm gorduras poliinsaturada que baixa o colesterol ruim e aumenta o bom, selênio, que estimula o funcionamento da tireóide e é excelente antioxidante, e potássio, que melhora a contração muscular, importante para quem malha. Além disso, as gorduras dão saciedade - você come pouco(um punhado das frutas ou uma colher de sopa cheia das semente) e já fica satisfeita.

VEGETAIS VERDE ESCURO
Ótimas fontes de vitaminas e minerais, têm muitas fibras e poucas calorias. Para consumir nutrientes bem variados, diversifique sua alimentação incluindo rúcula, almeirão, escarola, couve, agrião, bertália, folhas de beterrabas e espinafre - além da alface de todo dia.

COCO
Sabe aquele coco seco, que está à venda no supermercado? Pois ele é ótimo para quem quer emagrecer. O coco estimula a tireoide e tem muitas fibras, que melhoram o funcionamento do intestino, conta Tamara. Com gordura de boa qualidade, a fruta dá saciedade sem prejudicar o coração e é riquíssimo em vitaminas, minerais e aminoácidos. Divida o coco em oito partes, guarde na geladeira e coma uma por dia.


2 comentários: