sábado, 28 de abril de 2012

Alcaçuz (Glycyrrhiza Glabra)

 
          Essa planta de sabor suave e ação calmante é indicada para quem precisa relaxar. Ela evita aquela súbita crise de desânimo depois de uma grande agitação que é típica de quem está sofrendo de estresse. Tal efeito é o resultado da capacidade do alcaçuz de estabilizar o nível do cortisol, substância que nos faz sentir mais ou menos disposição e energia. A planta também combate inflamações de garganta(faringite) e gastrite.

Mas Atenção: quem sofre de hipertensão não deve fazer uso prolongado da erva, pois isso pode agravar a doença. Ela também não é indicada para mulheres grávidas.
         Também conhecida como alcaçuz-da-europa e madeira doce, é um arbusto que pode chegar a dois metros de altura, com raízes fortes e volumosas. Tem flores azuis ou lilases que caem em pequenos cachos em formas de espigas. Originário do Egito e da Grécia, não se adaptou ao solo do Brasil  tem de ser importado.


Receita Caseira:
Prepare uma infusão utilizando uma colher (sobremesa) das folhas picadas e uma xícara (chá - 200ml)  de água. Tme três vezes por dia, em intervalos de 3 horas.


 Revista Ana Maria, 13 de Outubro de 2003.

7 comentários:

  1. Não conheço esta plánta nem nunca tinha ouvido falar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, preciso urgentemente tomar alcaçuz. Vou procurar, espero não ser caro. Desanimado como estou, eu teria que comer até uns dez chocolates diários.rs

    Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Ainda não ouvi falar de chocolate com base de alcaçuz.
      Se exitir deve ser muito gostoso e eficiente.rsrsrrrrsr
      Um forte abraço.

      Excluir
  3. não conheço essa planta,

    mas fiquei curiosa



    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Boa noite.
    Eu também não. Tenho curiosidade.
    Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho ums tês mil pés plantado.quem tiver interece entre em cotato.Will Rodrigues,email:willrodriguesesr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Will Rodrigues oha o que eu tenho é o acaçus brasileiro qie tem as mesma propriedade do outro

    ResponderExcluir