quinta-feira, 26 de abril de 2012

Terapia do Riso

Artigo da "Revista UMA" em Fevereiro de 2004.

          Há terapias que podem contribuir para que se sinta mais leve e confiante.
          TERAPIA DO RISO: Há quatrocentos anos Hipócrates,  o pai da Medicina, já usava o método baseado nos benefícios da alegria e do riso para a saúde das pessoas. O simples movimento de 28 músculos faciais ao esboçar um sorriso já emite uma ordem ao nosso cérebro para ele aumentar a produção das endrofinas, substâncias de poder analgésico que transmitem uma sensação de bem-estar. "O riso é uma onda vibratória que relaxa os músculos e a mente.
          Sua prática descontrai e deixa a pessoa mais solta, mas à vontade e menos tímida", explica o Dr. Eduardo Lambert, médico clínico geral, homeopata e autor de livros como : A Terapia do Riso, A Cura Pela Alegria(Ed. Pensamento). No consultório, o paciente senta e fala sobre tudo o que está afligindo. O terapeuta ouve e, com palavras positivas e até piadas, tenta fazer com que o paciente veja o lado bom das coisas.
          PSICODRAMA: É uma forma de psicoterapia onde irá vivenciar as situações que deixam você incomodada de um jeito protegido. Num primeiro momento fará um discurso com o terapeuta, ou no quarto , sozinha, em frente ao espelho, fingindo que tem uma platéia. Depois você e o profissional invertirão os papéis. Ele irá identificar as suas reações e fazer igual para que você perceba como reage diante de cada situação. Segundo o Dr. Ruy de Mathis, Coordenador do departamento de Psicodrama do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, com 15 sessões o paciente começa a se soltar.
VOZTERAPIA: O principio da Vozterapia, introduzida no Brasil pela terapeuta corporal, cantora e misicista carioca Sônia Prazeres, é reconquistar o equilíbrio. "Somos muito oprimidos pela família e pela sociedade. Precisamos soltar gritos primais para voltar a atingir notas que não mais alcançamos e, consequentimente, superar traumas adquiridos na educação e no convívio social", explica a terapeuta. Somos educados para não gritar. Mas na Vozterapia todos gritam e restabelecem a confiança no seu potencial e no domínio sobre a voz. O efeito é bastante rápido. Na primeira sessão já se obtém resultados. "Se fizermos um trabalho individual, na décima sessão já é possível notar alteração num problema crônico ou específico. Trabalho muito com síndrome do pânico, por exemplo, que é curada completamente", explica. Os exercícios, individuais ou em grupo, são bastante lúdicos e visam, literalmente, soltar nossas feras. Os pacientes são estimulados a imitar os sons de animais e simular seus movimentos.
          
                                         UMA, fevereiro de 2004.
                                Por: Regina Valadares
Reportagem Daniela Salú (SP) e Janaína Medeiros (RJ)

"Goste de você do jeito que é. Aceite que não é perfeita e reconheça
as suas qualidades. Cuide-se. Cultive-se. Acredite em você e ouse mudar o que não está bom".









4 comentários:

  1. Que bom , eu não sabia que esta terapia já tinha mais de quatro séculos.
    Legal!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janice,
      Tem bastante tempo. Estes últimos anos ela esta sendo mais divulgada.
      Um forte abraço.

      Excluir
  2. Funciona!

    É melhor remédio, é cura, é paz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita.
      Que sejamos todos felizes.
      Um forte abraço.

      Excluir